O Alufá

Conhecimento é para ser Compartilhado

Alufá é o guardião de todos os saberes da Cabula e responsável por transmitir esses conhecimentos para as gerações seguintes, garantindo que o nosso legado não seja perdido e permaneça sendo perpetuado e se adaptando as necessidades do momento, sem que as bases e fundamentos se percam.

O nosso atual Alufá é Baralejinan, de nome civil João Roberto Guimarães, foi escolhido pelos Bakulos aos 16 anos, exatamente um ano após sua iniciação, com a missão de liderar o movimento de resgate, divulgação e acolhimento de novos membros. Para cumprir essa missão, Baralejinan foi preparado durante 15 anos para assumir como Alufá, aprendendo todos os fundamentos, ritos, filosofia e consagrações da Cabula. Após ser empossado pelos Bakulos no cargo, o Alufá Baralejinan estruturou durante 10 anos o movimento de resgate da Cabula, que teve início em 02 de fevereiro de 2020, quando teve início a primeira turma de Círculo de Estudos.

De lá para cá, já foram 8 turmas de Círculo de Estudos, 4 seminários sobre história, religião e cultura afro-brasileira, 14 palestras sobre cultura banto e mais de 160 pessoas tiveram oportunidade de conhecer a Cabula pela visão de um cabulista praticante a mais de 25 anos.

As aulas dos Círculo de Estudos, a consulta oracular e os ritos iniciáticos e de consagração são oficializados pelo Alufá.

Foto Pessoal.jpeg