Buscar
  • religiaocabula

Depressão Não é Frescura

A filosofia defendida pela Cabula, entende que somos seres polarizados; constituídos tanto de energia positiva como negativa, cuja concentração alternam-se constantemente em respostas aos nossos pensamentos, nossas ações, nossas palavras, nossas emoções, nossa alimentação, os ambientes que frequentamos; são elementos que possuem a capacidade de influenciar diretamente essa polarização e concentrar uma vibração ou outra. Nós nos alimentamos desses elementos física, emocional e intelectualmente; e de acordo com a nossa alimentação determinamos qual a polaridade concentramos.

Quando nos referimos à essas polaridades, não estamos nos referindo a bem e mal; estamos nos referindo apenas a polarizações de energias. Há pessoas, que se fortalecem com elementos constituídos de polaridade negativa, assim como há pessoas que se fortalecem com elementos constituídos de polaridade positiva. Entendermos isso, é muito importante para que possamos rever que tipo de ações, emoções, experiências, pensamentos, sensações estamos alimentando nossa alma; e principalmente, se estamos nos fortalecendo ou nos enfraquecendo.

Quando nos alimentamos de elementos, contrários a nossa natureza; nos enfraquecemos e começamos a adoecer fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Nos sentimos ansiosos, desanimados, vazios, nossos pensamentos se tornam confusos, nossas emoções começam a pendular entre uma euforia extrema e uma depressão profunda. Perdemos o equilíbrio e nos perdemos de nós mesmos. E com isso a pessoa passa a ser vítima da depressão.

Vítima, porque é muito difícil para quem está passando por este processo, perceber o quanto ela tem atraído elementos contrários a sua natureza e o quanto isso lhe tem prejudicado. Ela apenas sofre o impacto da angústia e da dor que têm se infligido, sem compreender os fatores. E nesse momento, quem está de fora da situação tem um papel muito importante em estender a mão e ajudar o outro, com muito respeito, amor, atenção e cuidado. Depressão não é frescura! É uma doença muito séria e que tem vitimado um número expressivo de pessoas no mundo inteiro.

O primeiro passo para ajudar, é não julgar! Oferecer amor, apoio, presença, diálogo, contato. Somos seres sociais e por mais que as redes sociais contribuam muito com a possibilidade de nos conectarmos com um número cada vez mais expressivo de pessoas, estamos diminuindo o contato físico. Então o primeiro passo será reatar esses laços, oferecer presença para que a vítima da depressão saiba que ela não está sozinha e saiba que tem alguém que está ali com ela, que não lhe julga e que irá apoiá-la no doloroso processo de lutar contra essa doença para que ela supere e retome o equilíbrio.

Sozinho é muito difícil superar. Mas juntos somos mais fortes. E quando, a vítima da depressão perceber que há pessoas reais ao seu redor, que há amor, respeito, afeto, abraços, sorrisos e vozes. Isso lhe fornece força para que ela possa buscar auxílio especializado para enfrentar o problema, experimentar o autoconhecimento, reformular sua vida com novas ações, pensamentos, emoções, experiências e gradativamente reencontrar seu equilíbrio.

Somos seres sociais e o amor é o que nos conecta verdadeiramente e tem a capacidade de curar profundas dores na alma.


#cabula #matrizafricana #religião #afrodescendente #depressão

0 visualização
 

(21) 97357-9745

©2019 por Sanzala Kassambe. Orgulhosamente criado com Wix.com